CENTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GESTAR II
ESCOLA MUNICIPAL PAULO MENICUCCI
Lavras - MG
PROJETO
RE – DESCOBRINDO A APRENDIZAGEM
(Projeto de leitura e escrita)
“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."
(Cora Coralina)
Cursita:Clelimary Aparecida Teixeira
Introdução:
“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte efetiva da vida do aluno.” (Magda Soares)
Ler com proficiência implica ser capaz de apreender significados inscritos no interior de um texto e de correlacionar tais significados com o conhecimento de mundo que circula o meio social em que o texto é produzido. Apropriar-se da leitura e da escrita com eficiência constitui uma condição indispensável para o aprendizado de todas as demais matérias do currículo, na medida em que torna o aluno capaz de compreender o significado das linguagens manifestadas no meio social e de dominar e fazer uso da sua própria linguagem.
“O letramento não está restrito ao sistema escolar, mas cabe à escola, fundamentalmente, levar os seus alunos a um processo mais profundo nas práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita.” (Magda Soares)
Justificativa:
A “Educação” é o agente transformador do ser humano. Para que ocorra transformação é necessário que haja “Aprendizagem”.
Atualmente, um dos problemas que a escola enfrenta é a falta de letramento dos alunos o que compromete a aprendizagem e, por conseqüência, o rendimento dos alunos.
Com este projeto, pretendemos minimizá-lo propiciando ao aluno construir as competências necessárias para tornar-se letrado e melhorar o seu desempenho através do contato com diferentes gêneros e tipos textuais favorecendo assim, a aprendizagem das diversas disciplinas do currículo.
Objetivo Geral:
➔ Melhorar o desempenho e o rendimento dos alunos em interpretações, análises e produções textuais e nas outras disciplinas.
Leitura, interpretação, análise e produção de variados gêneros textuais:
➔ Realização de oficinas de leitura;
➔ Usar a língua escrita e oral para registrar idéias, vivência, informação, comunicar, etc., em todas as disciplinas;
➔ Produzir textos;
➔ Estabelecer relações entre diversas produções escritas;
➔ Pesquisar o uso do diversos gêneros de textos escritos no cotidiano;
➔ Estabelecer o inter-relacionamento entre os conteúdos das disciplinas.
Atividades:
➔ Leitura semiótica;
➔ roda de leitura;
➔ palanquinho;
➔ sarau de poesia;
➔ resenhas;
➔ leitura recreativa;
➔ mural e/ou jornalzinho;
➔ teatro;
➔ confecção de cartazes, folder.
➔ Ações interdisciplinares com Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Inglês.
Registro:
➔ Exposição dos trabalhos (desenhos, textos, história em quadrinhos, etc.);
➔ Teatro;
➔ Portfólio de todo o desenvolvimento do projeto;
➔ Confecção de livros;
➔ Fotografias.
Público - Alvo:
➔ Alunos do Ensino Fundamental;
➔ Professores e Especialistas;
➔ Comunidade escolar.
Cronograma:
Deverá ser implementado no quarto bimestre de 2009 e ter continuidade no decorrer dos próximos anos letivos, após avaliação diagnóstica, visto que é um projeto permanente.
Descrição das tarefas
2009
Descrição das Tarefas | Meses | |||
Setembro | Outubro | Novembro | ||
Reunião com a direção e especialistas para apresentação do projeto. | X | |||
Reunião com professores para apresentação do projeto. | X | |||
Discutir a inter-relação entre o projeto, a prática pedagógica e a exigência de uma nova postura do professor para efetivar o letramento do aluno. | X | X | ||
Planejamento de trabalhos em equipes envolvendo os gêneros textuais. | X | X | ||
Desenvolvimento das atividades sugeridas. | X | X | X | |
Acompanhar o desenvolvimento do projeto e avaliá-lo. | X | X | X |
Distribuição de responsabilidade por tarefa
Descrição da tarefa | Cargo/Segmento | Ações |
1. Reunião com a direção e especialistas para apresentação do projeto. | Cursistas do Gestar II | 1.1 Conversa formal para a apresentação do projeto e busca de apoio para sua implementação. |
2. Reunião com professores para apresentação e implementação do projeto. | Direção Especialistas | 2.1 Solicitar o envolvimento da equipe escolar. 2.2 Buscar o apoio da família. |
3. Discutir a inter-relação entre o projeto, a prática pedagógica e a exigência de uma nova postura do professor para efetivar o letramento do aluno. | Cursistas do Gestar II Especialistas | 3.1 Preparar reunião com os professores Para repassar oficinas que podem ser realizadas nas outras disciplinas. |
4. Planejamento de trabalhos em equipes envolvendo os gêneros textuais. | Especialistas Professores de Língua Portuguesa Demais professores. | 4.1 Verificar o nível de letramento em que o aluno se encontra e selecionar metodologia e material adequados. 4.2 Selecionar temas, materiais e fontes. 4.3 Programar e organizar atividades. 4.4 Promover atividades diversificadas na classe e extra-classe. |
5. Desenvolvimento das atividades sugeridas | Professores. | 5.1 Realizar e registrar as atividades. |
6. Acompanhar o desenvolvimento do projeto e avaliá-lo. | Direção Especialistas Professores. | 6.1 Avaliar a participação dos envolvidos. 6.2 Avaliar o desempenho dos alunos e o resultados obtidos. |
Cronograma de execução por turma:
Atividades | Meses | |||||||||
Março | Abril | Maio | junho | Julho | Agosto | Setem bro | Outu bro | Novem bro | ||
Leitura semiótica | Dezem bro | |||||||||
Roda de leitura | ||||||||||
Palanquinho | ||||||||||
Sarau de poesia; | ||||||||||
Resenha | ||||||||||
Leitura recreativa; | ||||||||||
Mural | ||||||||||
Jornalzinho; | ||||||||||
Teatro; | ||||||||||
Confecção de cartazes, folder. | ||||||||||
Ações interdisciplinares |
Avaliação
Ações | Procedimentos | Periodicidade |
|
· Reuniões | Contínua Mensal |
|
| Contínua |
|
| Contínua |
Nenhum comentário:
Postar um comentário