terça-feira, 17 de novembro de 2009

Oficina realizada pela cursista Clelimary - Lavras-MG

Coerência Textual - Análise de texto publicitário

A oficina apresentou a seguinte sequência:
I - Introdução: explicações sobre coerência e análise de alguma imagens.
II - Análise de texto publicitário: propaganda educativa sobre o trânsito.
III - Conclusão
IV - Confecção de cartazes informativos sobre coerência.
V - Avaliaçao da Oficina:

O objetivo desta oficina era levar o aluno a perceber a tessitura do texto, a formação da coerência e caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais.

Utilizei o data show nas aulas, e iniciei explicando sobre o que é coerência, a importância da observação das pistas e dos conhecimentos que possuímos sobre o assunto.

Na aula seguinte, observamos e analisamos o anúncio publicitário (CEREJA, William Roberto. Português: linguagens, 7ª série. 4ª ed. São Paulo. Atual, 2006). Respondidas as questões, em grupo, fizemos a correção, procurando ressaltar a importãncia dos recursos verbais e não-verbais e a intenção ao utilizá-los.

Na terceira aula, houve a conclusão da atividade, na qual eles expuseram suas opiniões, tiramos dúvidas e a maioria dos alunos chegou à conclusão que às vezes eram ou não entendem por falta de observar mais e relacionar o que eles já sabem ao assunto do texto.

Esta atividade superou minhas expectativas, pois eles perceberam e entenderam o que é coerência, deram exemplos e na análise de um outro anúncio, do mesmo livro, sobre a questão da água no planeta não tiveram dificuldades.